Livros & Publicações

A publicação de livros técnicos é uma das facetas do trabalho de Alexandra Gomes, que é autora do livro “O Negócio da Música Clássica em Portugal – Dicas para Músicos” (Lisboa, 2015, AvA Musical Editions). De igual forma, é autora de prefácios de publicações de outros autores, destacando-se o prefácio de pendor histórico da obra “Cinco Sonatas de Carlos Seixas para Guitarra” (Luciani, F., AvA Musical Editions. Lisboa, 2013) e o prefácio de “12 Studi” (Luciani, F., AvA Musical Editions. Lisboa, 2015), o qual poderá ler aqui. Para breve estará a publicação de novos livros, não apenas livros técnicos, mas também obras de caráter literário.

O Negócio da Música Clássica em Portugal – Dicas para Músicos

“[…] Este livro vai, assim, no sentido de contribuir, através de um conhecimento reunido primeiramente a nível académico, para o debate sobre o sector cultural em Portugal, mais precisamente o sector da música clássica. Vários temas são abordados nesse sentido, desde o tema mais abrangente das indústrias e bens culturais até ao tema mais específico da música clássica propriamente dita, passando pela gestão das organizações sem fins lucrativos, cujo papel é importante na realidade cultural portuguesa. Tal enquadramento teórico (…) pretende facilitar a compreensão do funcionamento do negócio da música clássica a nível internacional e, principalmente, a nível de Portugal, em especial em termos da gestão na música clássica e do conhecimento das interligações entre os vários intervenientes nessa gestão/negócio. “Por outro lado, não faria sentido apenas aqui lançar números, estatísticas e teorias, sem lhes dar um acréscimo prático. Nesse sentido surgiu um capítulo final especialmente dedicado a dicas práticas para músicos clássicos, centrando a informação em torno da atividade do músico-gestor atual. Este capítulo (…) foi dedicado a músicos que queiram empreender e tomar a gestão da sua carreira artística e projetos musicais nas suas próprias mãos, uma vez que muitas vezes são estes profissionais que mais dificuldades encontram no acesso à informação que aqui se procura reunir, de forma a melhor concretizar os seus objetivos profissionais. O intuito é contribuir para a formação de um músico completo que impulsiona as suas competências artísticas, mas cuida igualmente de forma sólida e conhecedora da gestão da sua carreira. Esse capítulo poderá, então, interessar aos músicos profissionais que queiram levar a sua carreira mais além, ou melhorar as suas práticas profissionais; ou a jovens músicos clássicos em início de carreira, que procurem orientar-se no âmbito da gestão dos seus projetos e objetivos profissionais.”

In “Introdução" in Gomes, Alexandra (2015). "O Negócio da Música Clássica em Portugal – Dicas para Músicos." AvA Musical Editions. Lisboa.

Comprar